quinta-feira, 5 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Noite - Marcelo - Andrade Morettin | 4º dia


Exposição de Trabalhos - Marcelo Maia - Andrade Morettin Arquitetos e Associados


Marcelo Maia




Marcelo apresentou 4 trabalhos do escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados - SP e explicou brevemente como funciona o escritório que participa de bastante concursos; um dos motivos que levou o escritório para frente.



Com o terreno perto da praia, teve como proposta não derrubar nenhuma árvore e ser implantada em uma clareira no terreno em frente a praia.

Características: ambiente muito úmido e quente, ventilação cruzada, elevada do chão, frente ao mar, estrutura em madeira, , planta bem simples, varanda com pé direito duplo integrando a sala, 2 volumes (uma casca que protege das intemperes e dentro valores que integram a arquitetura), obra limpa, isolamento térmico de lã de rocha, transparência, inóspita e crua vista de fora, aparência exterior de um container, tela mosqueteiro nas fachadas frontal e posterior, transpasse entre os dois lados, integração com a natureza.




Projeto criado para um concurso Nacional com 2 fases e 116 inscritos.

Todo feito em estrutura metálica, sua implantação tem relação com o convento existente no terreno (exigência da Petrobás).

Em forma de uma lâmina com 4.000 m² toca o terreno o mínimo possível, dando a impressão de que o objeto arquitetônico "caiu" no terreno. A cota em que foi implantado é a mesma em que situa o Convento, mantendo um contato visual do usuário.

Características: adequação ao clima, ventilação ao mesmo nível do usuário, brises em madeira barram o sol mais crítico e a tela metálica o mais fraco, o projeto é todo aparafusado não tendo nada soldado.



Localizado na Vila Madalena - SP, um bairro muito alto, tem o privilégio da vista para a cidade.
Caráter universitário, perto da USP (bairro de estudantes).
Total flexibilidade dos apartamentos (layouts diferentes), o cliente pode escolher como quer o apartamento.

Para a construção do projeto não conseguiram comprar todos os terrenos (uma senhora não quis vender sua casinha), por isso ele tem essa forma em "L".

Sua entrada é dermacada com uma escala monumental.
Foram utilizadas como ele mesmo disse, "plaquinhas" (revestimento em madeira) nas fachadas com o objetivo de deixar o apartamento mais arejado e divertido com um aspecto mais "pop".





PS: Confesso que no meu 5º período fazendo estudos de caso pessoais para o Edifício Residencial encontrei este projeto e fiquei encantada com o mesmo; foi uma das minhas inspirações para o meu PA.


Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado e até manhã! (Último dia!)

Beijos ;**

Semana da Arquitetura - Manhã | 4º dia

O Processo Projetual - Paulo César Lourenço (PC)


Paulo César Lourenço


A palestra teve como objetivo o desenvolvimento do projeto completo desde a concepção a execução. É preciso compreender as diferenças entre os objetivos de cada etapa projetual e as características necessárias para o desempenho da função.

Afirmou que o forte da nossa atuação na faculdade é o Estudo Preliminar e desmistificou algumas questões como por exemplo a de que o projeto termina na maquete; muito pelo contrário, aí está apenas começando o Projeto Preliminar.

Tratou do projeto arquitetônico como produto - o nosso trabalho define o produto.


A seguir, mostro a vocês um pouco do que aprendi e entendi com a palestra muito proveitosa e super detalhada de quais são as ETAPAS DO PROJETO. São elas:


1) Estudo de viabilidade técnica:

Momento onde ainda não tem-se o terreno, não sabemos ao certo o que fazer. É uma etapa na qual ainda não iniciamos o projeto mas o mesmo é fundamental para sabermos o que é viável ou não. Há a necessidade do levantamento de dados, de desenvolver o projeto de Arquitetura em números e textos.

É preciso analisar a viabilidade técnica entendendo a legislação e antes de ser feito aquilo que achávamos que era estar fazendo arquitetura, temos que ter o cuidado de fazer esse estudo.

Objetivo: informações quantitativas; se o projeto vai ou não evoluir nesse processo; o cliente precisa de números para saber se aquilo será viável ou não.


2) Programa de Necessidades:

É o contato inicial com o empreendedor, deve ser entendido como uma etapa de projeto.

Definição do escopo de coordenação e formulação do Programa de Necessidades.

É uma etapa em que "estamos conquistando o cliente".

Informa dados qualitativos relacionados aos quantitativos colhidos anteriormente e nos dá condições de passar ao nosso cliente oportunidade de corrigir alguma coisa ainda.


3) Estudo Preliminar:

Não começa mais do zero pois já temos condições suficientes para o desenvolvimento do projeto, é a materialização daquela ideia que passou por outras duas etapas e só é preliminar em termos de projeto arquitetônico.

*Tradução do Programa de Necessidades e "sonhos" do cliente para que a mesma torne-se realidade dentro das qualidades da Arquitetura.


4) Anteprojeto:

Projetos Complementares:

- Terraplenagem;

- Pojeto de Fundações;

- Projeto Estrutural;

- Projeto de Instalações (elétrica, hidro sanitários, telefonia, ar condicionado, CFTV, gás..);

- Projeto de Acústica;

- Luminotécnica;

- Esquadria;

- Arquitetura de Interiores e

- Paisagismo.


5) Projeto Legal:

De extrema importância, é o projeto que vai para a Prefeitura, deve-se obedecer as leis e cabe a nós arquitetos, dominar este processo pois a Legislação é fundamental!


6) Projeto Pre-Executivo:

Essa etapa é a evolução daquilo tudo que foi elaborado e desenvolvido até agora dentro do Anteprojeto.

Aqui há uma concordância de todos os profissionais de que aquilo vai caminhar mesmo daquela maneira e se preciso agora serão feitas mínimas modificações (se houver a necessidade de ser feita alguma tem que ser já).


7) Projeto de Detalhamento:

Estamos em uma etapa na qual tudo já foi resolvido e está na hora de produzir os desenhos dos projetos que vão para a execução na obra.

Em suma, detalhamento é pegar o Projeto Executivo com os cômodos para ser feito o detalhamento do que é necessário em uma escala maior.

8) Acompanhamento de Obra:

O Arquiteto não tem responsabilidade de acompanhar a obra, mas as vezes em projetos menores como o de interiores, ele assumem a responsabilidade. Remunerado ou não, é fundamental porque podemos corrigir coisas que só veríamos adiante.


9) Avaliação Pós Ocupação:

Pouco discutido. Você deve dar ao usuário do objeto arquitetônico informações mínimas e úteis que antecipam e evitam muitos problemas que podem ocorrer posteriormente. É a última etapa.

Ex: é dizer onde estão localizadas as tubulações do objeto em questão e etc..



__________________________

Planejamento Urbano - Rita Velloso (PUC-MG)


Rita Velloso


Tivemos o prazer e o privilégio também nesta manhã de contar com a presença da Rita (PUC) com uma palestra interessantíssma sobre Planejamento Urbano; foi super segura do que disse e falou muito bem sobre o assunto.


O slide de abertura continha a paergunta "O que é o futuro das nossas cidades?"

Rita disse que os arquitetos tem na mão um objeto muito complexo que precisa ser colocado em análise pelos estudantes. Para pensar Arquitetura é obrigatório ter o conhecimento de uma situação com uma conjuntura de um aluno que está no 1º períodoe por isso foi preciso questionar o aluno o por quê? onde? como?


Cresce a cada dia o papel da pedagogia urbana. Leis não são assuntos técnicos, são assuntos do dia-a-dia; regulam determinado campo e tratam do futuro.

Questionou questões:

Como você trata o futuro urbano?

Quem ocupa?

Quem permite ocupar?

O fato de não ter espaço para todo mundo, de ser bom morar na cidade grande por causa das ofertas mas também de muitas vezes esquecermos das pessoas que estão ali, da questão social.

O futuro não se trata de um conhecimento técnico.

Como entendemos a situação dos problemas urbanos na cidade? Precisamos antes de tudo entender e analisar o espaço. Estabelecemos as prioridades daquele determinado local.


Quais são as perspectivas atuais de enfrentamento dos problemas urbanos?

Você tem que se preocupar com o que está acontecendo, não podemos fingir que não existia nada ali antes da intervenção do arquiteto; famílias que ali moravam, plantavam tomate..

Este objeto além de complexo, está inserido em um sistema econômico, é preciso entender o mercado antes de mais nada e ter a consciência de que nosso objeto está inserido em um grande sistema.


*Constituição de 1988:

- Os Municípios são membros participantes da federação;

- Artigos 182 e 183;

- Art. 182: 1- O Plano Diretor é instrumento básico da política de desenvolvimento e de expressão urbana;

- Art. 183: 2- função social da propriedade urbana.


*INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO:

- Orçamento;

- Plano Diretor e

- Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo.


  • Por onde começa um plano? Exatamente por um diagnóstico.
  • Como você chega a uma forma de planejamento? Todo planejamento é de longo alcance.

A gestão é um plano "B", precisamos administrar o imprevisto.


  • Cidade legal X Cidade Real (cotidiano):

A cidade real tem habitantes irregulares que são desconsiderados na cidade legal devido as leis.


  • A cidade para seu habitante:
- Regularização do uso da terra;

- Parcerias entre setor público e iniciativa privada para gestão de problemas;

- Áreas degradadas em processos de recuperação ambiental;

- Atenção a vocações da cidades.


  • Tipos de Plano Diretor: Municipal, o plano da cidade pequena, o plano da cidade média, o plano da cidade grande -cada um com sua particularidade e proporcional a sua escala.


*Sites interessantes para maiores informções:





_______________________

Ai, cansei.. o dia hoje foi muito proveitoso! Assuntos interessantíssimos como podem ver!
Espero que tenham gostado!
Quem foi, curtiu e quem não foi, perdeu! ahahah

Beijos e até a próxima!

A propósito, obrigada a quem teve ânimo de ler esse post super empolgado que eu fiz ahah!

;**

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Noite | 3º dia

Formei, e agora? - Alvaro Giannini, Nikola Arsenic e Paulo César Lourenço (PC)


Da esquerda para a direita: Nikola Arsenic, Paulo César Lourenço e Alvaro Giannini





Os professores iniciaram o debate contando um pouco da história de suas vidas no mundo da arquitetura e depois responderam as perguntas feitas pelos estudantes dos temas mais variados possíveis.


Infelizmente não tem muito o que falar desse tema pois foi mais uma mesa redonda do que uma palestra em si.


Beijos e até amanhã.

;*

Semana da Arquitetura - Manhã | 3º dia

Professora Aline Marques - Fibras Naturais
Acadêmica Regina Machado - Bambu




O uso de fibras na construção civil tem crescido bastante nos últimos anos mas a aplicação deles ainda é complicada hoje em dia. Atualmente o entulho na construção civil é de 70%, se você for consciente e utilizar materiais renováveis esse valor cairá bastante.

Apesar de o clima em nosso país ser bastante favorável e o solo também, esses materiais não são ainda muito utilizados devido a falta de mão-de-obra, conscientização da população e pelo fato de o mercado ser muito rápido e não haver produção para tamanha demanda.

Não basta apenas ensinar como fazer, é preciso ser produzido em maior escala, conhecer as fibras corretas para determinada situação (ver se o mesmo resiste bem aquilo que está sendo proposto), mostrar também as vantagens e complexidade de tal processo.
Tudo precisa ser bem estudado.. qual é o impacto ambiental? o uso desses valores? a questão social?

As fibras são estudadas e aplicadas em uma escala de construção menor. Nem sempre o processo é 100% limpo, se misturado ao cimento por exemplo já não é mais; portanto é preciso ter uma consciência de até que ponto aquele material é bom ou ruim.

Ex: fibra de coco, capim em coberturas, bambu.


No final da palestra foi mostrado pela Acadêmica Regina um projeto de pesquisa de uma casa que foi quase totalmente feita em bambu. Os estudos e processos que foram de suma importância para chegar aquele resultado, o incentivo e participação da população que foi fundamental, as vantagens de se utilizar esse material (que é barato, fácil e rápido), o preço final (R$ 6.000,00) e até mesmo os "erros" cometidos com o intuito de serem aprimorados nos próximos testes.



________________________

Professor Fernando Lima - Arquitetura Digital

"O computador faz o que você faria braçalmente, é para nos ajudar simplificando as coisas e ganhando tempo"

De início logo após a introdução do quanto a arquitetura digital é importante para nós, foi mostrado um vídeo do Simpsons com o arquiteto Frank Gehry e sua concepção projetual tratada de um modo um tanto quanto "engraçada". O mesmo tem grande participação na palestra, pois devido a complexidade de seus projetos foi criado um programa que facilitou bastante a visualização de sua arquitetura.

Fernando menciona também como as possibilidades da computação gráfica inserem o profissional em um universo para alguns completamente desconhecido e por isso é preciso conhecer todos os recurssos que estão a nossa disposição.

* Realidade Virtual que inclui os programas como CATIA e Digital Project mostrando projetos que foram criados neles (muitos de Gehry) e que só foram possíveis de serem executados devido a existência dos mesmos.

*Virtual Building: não trabalha mais com desenho e sim com a construção visual. É um novo conceito, novo pensamento.
- Comunicação: permite as equipes de projeto uma comunicação rápida e precisa;
- Integração e
- Otimização.

Foram mostrados alguns exemplos no decorrer da palestra como o "Ninho de pássaro", City Hall of London, Swiss Re, entre outros..

No final, nos surpreendeu com um vídeo mostrando como é feita uma maquete de resina com cortes a laser.



Aqui um techo citado pelo palestrante que achei interessante:

"Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade."

(Karl Marx)







É isso aí, espero que tenham gostado! (:

Beijos e até a próxima!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Klaus Chaves, Ernani Machado e Bruno Sarmento | 2º dia

Boa noite galera, hoje é o segundo dia da nossa semana aqui no CES.


A palestra de Terça-feira foi aberta com "o prazer incomensurável" do nosso queridíssimo e adorável ex professor Klaus Chaves. Infelizmente ele não trabalha mais no CES mas sempre que pode vai lá nos visitar para matarmos a saudade... Olha não sei não mas acho que ele não vive sem a gente mesmo e sempre dá um jeitinho de estar por lá para nossa alegria! (:

Bem, o tema abordado por ele foi sobre Planejamento e Implantação de Campi Universitários na década de 30 e 60.

Mostrou como houve um descaso pelas universidades no Brasil por muito tempo.. A primeira cidade universitária a ser criada foi a do Fundão. Para ela sair do papel foi preciso aterrar várias ilhas no RJ pois não havia terreno disponível para a sua construção. Antes disso ser feito, tiveram 3 projetos; como do italiano fascista (que agora não me recordo o nome), Lúcio Costa e Le Corbusier.

As ideias do italiano foram mais tradicionais, já as de Lúcio Costa e Corbusier mais modernistas.

Lúcio Costa criou um eixo em seu projeto que lembrava bastante Brasília.
Corbusier optou pela criação de viadutos gigantes ressaltando a ideia dele dos veículos..


Gostei muito da palestra mas confesso que achei o tema um pouco demais para nós, acadêmicos. Meio "fora".. digamos assim e infelizmente devido a isso não tenho muito a falar sobre esse tema a vocês.

_________________________

Ainda pela manhã, contamos com a palestra sobre A Importância dos ambientes externos na arquitetura hospitalar com o professor Ernani Machado.

Bom, o tema é de um estudo para um trabalho do mesmo contendo vários dados de pesquisas com entrevistas de pacientes, acompanhantes e pessoas que trabalham nas clínicas opinando sobre o que tem de bom naquele determinado ambiente e o que está em falta.
Mostrou como devem ser os espaços internos bem amplos, arejados, com várias 'sacadas' de projetos por arquitetos como o Lelé (Rede Sarah) e sempre relacionando interior&exterior.
É preciso entender as necessidades daquelas pessoas que habitam determinado espaço para que possamos fazer algo o melhor possível com dignidade, conforto e que não seja preciso ter aquela cara de "ambiente hospitalar".

_________________________

E para fechar com chave de ouro, nosso saudoso professor Bruno Sarmento dando uma palestra sobre o SANAA - Pritzker 2010


Bruno Sarmento



Como ele disse, no início ele não se interessava muito pela arquitetura de Kazuyo Sejima e Ruye Nishizaw, mas depois que ele pesquisou a fundo, estudou a arquitetura simples proposta por ambos, começou a gostar, a tratá-la e vê-la de forma diferente.

Nos deu um conselho de que a arquitetura deve ser entendida, pesquisada, estudada. Ela é um desafio que temos que investigar, você concordando ou não com ela é o que deve ser feito.

Confesso que ao ver os projetos assim de início também não entendi muito bem a intenção projetual dos autores, até que nosso saudoso professor Bruno começou a explicar cada detalhe, como tudo foi pensado cuidadosamente e aí sim admito que comecei a admirar esses arquitetos que de forma bem "simples" conseguem resolver tudo e deixar a arquitetura fascinante aos nossos olhos.


Aqui, um post breve de uma lasquinha que foram as palestras de hoje. Só quem foi mesmo pra saber como foi bom e "sugar" o máximo de conhecimento que esses nossos mestres nos passam.
Espero que quem foi tenha gostado e quem perdeu, fique com água na boca porque tá perdendo! ahahaha

Boa noite a todos!

E.. até amanhã \o

Beijos ;**

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Yuri Vital | 1º dia


Boa Noite galera, acabo de chegar em casa após a abertura da 2ª Semana da Arquitetura do CES/JF com o Arquiteto Yuri Vital.

Formado pela FAU-Mackenzie (SP) - Dezembro de 2004, recebeu seu primeiro Prêmio com o Projeto BoxHouse na "Premiação IAB 2008".

Em 2006 ele inaugura seu próprio escritório.

Formado a pouco tempo, já possui várias publicações e premiações no ramo.
Gente, vocês não tem noção do quanto o cara é fera!

A palestra foi super interessante, ele não deu uma palestra simplesmente como todos fazem, nos deu como ele mesmo disse a sua própria "receita de bolo". Mostrou como é seu processo de criação, como surge o projeto. Disse que o projeto não é apenas uma arquitetura e sim textos e conceito.
Nos deu sua visão de aluno, professor, júri e arquiteto.


Frisou a IMPORTÂNCIA da participação em um concurso e que ao seu ver, é a melhor opção para entrar no mercado de trabalho. Apesar das lutas e de no início ser difícil como ele cita em sua experiência, você vai pegando prática, bagagem e mais conhecimento para aprimorar seu trabalho cada vez mais e ir gradativamente tendo uma melhor colocação; observando os erros cometidos anteriormente e evitando-os.

Foram apresentados a nós 4 projetos: BoxHouse, Teatro Itapeva, Capela GRU e CDHU Taboão da Serra.

Vale muito a pena conferir esse arquiteto que está fazendo tanto sucesso não só no Brasil como no exterior galera!

*A propósito, ele tem um ótimo humor e é super engraçado ahaha!

Para conhecer os projetos clique aqui!



Beijos a todos e.. só quem FOI pra saber quão fantástico e genial é esse jovem formado arquiteto.

(:

Bom, amanhã tem mais então! Até!

Semana da Arquitetura | 02-06 MAIO


Boa noite caros leitores..
Acontece essa semana a Semana da Arquitetura no CES/JF. Teremos do dia 02-05 ao dia 06-05 palestras e debates do turno da manhã e noite com arquitetos convidados de fora e com os próprios arquitetos e professores de JF. A tarde a programação é destinada a Oficinas como por exemplo: fotografia, Sketchup, yoga, ecotelhado, entre outros..

A programação está colada em todas as salas do curso de Arquitetura e Urbanismo e todos estão convidados.

A inscrição é R$30,00!

Bora participar galera, vai valer muito a pena, só gente fera!
Parabéns ao CA pela iniciativa e por tornar possível tudo isso para nós!


CA - Gabriel Joppert, Rodrigo Barino e Alexandre Rodrigues


Parabéns a vocês meninos que fizeram a Sema da Arquitetura sair do papel; que correram atrás de tudo e possibilitaram essa semana de debates, palestras e oficinas possível para todos nós. Deu um trabalhão organizar tudo isso e vocês merecem!

Beijos ;**