Depois da série de desgraças pelas quais o Haiti passou o arquiteto Vicent Callebaut resolveu desenvolver um conceito para ajudar os desabrigados haitianos. Ainda em projeto, essa aldeia ecológica foi inspirada na forma orgânica de um coral, e seria a residência de 1.000 famílias desabrigadas. Construído sobre pilares sísmicos, cada família teria um lote de terra para cultivar seu próprio alimento e as casas consumiriam bem menos energia, enquanto fontes renováveis de energia produziriam carbono neutro para todo o projeto. O mais incrível é que o design do prédio é quase tão inovador quanto sua proposta sustentável.
Segundo Callebaut, esta seria uma solução definitiva para as comunidades, cidades e populações carentes não só do Haiti como de outros países atingidos por desastres ambientais.
Lembrando ondas de formas orgânicas, os dois blocos seriam compostos de unidades habitacionais construídas com estruturas metálicas e fachadas de madeira, interligadas em torno de uma circulação transversal horizontal.
A vila batizada de Aldeia Ecológica teria energia gerada a partir da conversão térmica das áreas de embarque, correntes marinhas, turbinas eólicas, placas solares e fotovoltaicas, com as fontes renováveis produzindo carbono neutro para todo o projeto.
Fechando o ciclo da sustentabilidade, cada família disporia no próprio habitat de terra para cultivar seu próprio alimento, reaproveitando o lixo orgânico produzido para adubar hortas e arvores frutíferas. Projeto muito bonito e bem pensado ao meu ver mas com um custo bem alto. Vamos ver se é posto em prática mesmo.
Beijos ;**
Um comentário:
Nossa é tudo muito lindo..Maravilhosa.Impressionante.Um dia chegarei a esse estágio de arquitetar algo tão belo e deslumbrante. Parabéns. .
Postar um comentário