quarta-feira, 26 de março de 2008

Lúcio Costa

Foto por: Ana Lúcia Arrázola

Assim surgiu a capital do país, Brasília.
Relatório do Plano Piloto de Brasília:

José Bonifácio, em 1823, propõe a transferência da Capital para Goiás e sugere o nome de BRASÍLIA.

"Desejo inicialmente desculpar-me perante a direção da Companhia Urbanizadora e a Comissão Julgadora do Concurso pela apresentação sumária do partido aqui sugerido para a nova Capital, e também justificar-me. Não pretendia competir e, na verdade, não concorro, — apenas me desvencilho de uma solução possível, que não foi procurada mas surgiu, por assim dizer, já pronta. Compareço, não como técnico devidamente aparelhado, pois nem sequer disponho de escritório, mas como simples maquis do urbanismo, que não pretende prosseguir no desenvolvimento da idéia apresentada senão eventualmente, na qualidade de mero consultor. E se processo assim candidamente é porque me amparo num raciocínio igualmente simplório: se a sugestão é válida, estes dados, conquanto sumários na sua aparência, já serão suficientes, pois revelarão que, apesar da espontaneidade original, ela foi, depois, intensamente pensada e resolvida; se não o é, a exclusão se fará mais facilmente, e não terei perdido o meu tempo nem tomado o tempo de ninguém (...). "

Para saber mais clique aqui

~ Post em 'homenagem' a palestra de hoje feita pelo Otávio que por sinal foi muuuito boa! ; )

Um comentário:

jef disse...

Quem conhece Bras´lia sempre fica surpreso com o jeito da cidade! Uma cidade toda planejada! OU vi dizer que ela não tem esquinas! hehehehehe

Bem interessante o post!

bjo s2