sábado, 1 de novembro de 2008

~ Ciclo Aberto e Ciclo Fechado de uma construção:

 Os Ciclos se referem ao modo de utilizar, tanto no aspecto técnico como econômico, os componentes industrializados.

~ Ciclo Fechado: Basea-se no princípio de produzir determinados organismos arquitetônicos , por exemplo, um tipo de casa, um tipo de escola, etc, para que cada elemento construtivo funcional possa ser produzido em série e uma certa quantidade e, portanto montado junto com outros, na mesma obra. Na prática, consiste em produzir partes ou componentes inustrializados que servirão apenas numa obra específica. As dimensões das peças e conexões são projetadas e fabricadas para serem usadas numa única construção, isto é, o que serve para uma obra NÃO serve para outra e vice-versa, daí a expressão 'Construção Industrializada de Ciclo Fechado'.

Todavia, essa modalidade de construção apresenta alguns limites:

- Requer uma produção grande de unidades para se tornar viável;

- Exclui a possibilidade de abrir o mercado dos componentes industrializados para serem aplicados em outros tipos ou categorias de edifícios;

- Incorre uma cristalização dis tipos arquitetônicos devido à convrniência puramente econômica de produção.

~ Ciclo Aberto: Está no princípio de produzir elementos construtivos "polivalentes", isto é, com possibilidade de serem utilizados na construção de organismos arquitetônicos tipos, categorias e portes diversos.

Permite a introdução no mercado de componentes industrializados para diversas finalidades. Em outras palavras, não se coloca no mercado o edifício pronto, mas sim, torna-se disponíveis componentes que podem se transformar em qualquer coisa, inclusive em um edifício.

O ciclo aberto atende as seguintes finalidades

- Consegue ter uma maior penetração do mercado graças ao leque de opções oferecidas;

- Cria empresas especiaizadas em cada tamanho e tipo de componentes;

- Possibilita uma maior liberdade na fase de projeto.

*Painéis de gesso acartonado/ Sistema de Dry Wall é um exemplo de Ciclo Aberto.

Beijos e até a próxima! ;)

Nenhum comentário: