terça-feira, 8 de abril de 2008

Mies Van Der Rohe

Ludwig Mies van der Rohe, nascido Maria Ludwig Michael Mies foi um arquiteto alemão naturalizado norte-americano, considerado um dos principais nomes da arquitectura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International Style, onde deixou a marca de uma arquitectura que prima pela clareza e aparente simplicidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era industrial, como o aço e o vidro, definindo espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. É famoso pela sua interpretação pessoal, patente na sua obra concreta, dos aformismos, que não são da sua autoria, less is more (em alemão, Weniger ist mehr) e "God is in the details" ("Deus está nos pormenores").
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectónico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo, Less is more.

The Mies van der Rohe's Pavilion

~ Projeto de PA entregue hoje inspirado em Mies Van Der Rohe! ; )

* Desculpem a demora pra postar mas estou a mais de 2 semanas sem internet e só voltou hoje =//

Nenhum comentário: