sábado, 28 de fevereiro de 2009

SIM ao meio ambiente! SIM às sacolas recicláveis! (:


Uma reportagem exibida a poucos instantes mostra a preocupação de BH com o meio ambiente que é a primeira cidade do país a obrigar estabelecimentos comerciais a substituirem as sacolas plásticas por outras feitas de material biodegradável ou reciclado.

A partir de 28 de Fevereiro, os moradores da capital também devem repensar o modo como tratam o meio ambiente.
De acordo com as disposições preliminares, farmácias, supermercados, açougues, lojas de roupa e outros centros de venda têm prazo de três anos para fazer a modificação.
"Três anos é muito tempo, é falta de vontade política."


Você pode contribuir também! Vamos mudar disto...

Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flávia Mourão, a nova legislação deve contribuir para a conscientização da população e a mudança de comportamento em favor da causa verde. “Uma simples sacola de supermercado pode demorar até 400 anos para se decompor e em toda compra se leva pelo menos uma. É preciso criatividade e participação da população para serem criados novos costumes, inclusive com relação à produção de lixo”, afirma. Diariamente, equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolhem cerca de 4 mil toneladas de lixo, entre domicílios e comércio.

Uma familia de 4 pessoas de classe média usa 1.000 sacolas por ano - no supermercado, padaria, açougue, feira, videolocadora, farmácia ..

Essas sacolas convencionais podem demorar até 500 anos para sumirem na natureza, contaminando rios e oceanos, matando animais quando da sua ingestão, por confundirem a sacola com alimento.

... para isto!

Beijos ;*



2 comentários:

Ítalo Bruno disse...

Nossa muito legal isso, na pratica tem a mesma eficiencia que as sacolas plasticas, se não maior, pq saum sacolas mais resistentes, e como é de uso constante e não descartavel, essa medida vai ter um impacto gritante possitivamente nas questões ambientais.

desculpa esta invadindo assim teu espaço, curso arquitetura tambem, dai procurando uns blogs legais achei o seu.

abraço

giljacobus disse...

Gostei do teu blog guria!