sábado, 28 de fevereiro de 2009

SIM ao meio ambiente! SIM às sacolas recicláveis! (:


Uma reportagem exibida a poucos instantes mostra a preocupação de BH com o meio ambiente que é a primeira cidade do país a obrigar estabelecimentos comerciais a substituirem as sacolas plásticas por outras feitas de material biodegradável ou reciclado.

A partir de 28 de Fevereiro, os moradores da capital também devem repensar o modo como tratam o meio ambiente.
De acordo com as disposições preliminares, farmácias, supermercados, açougues, lojas de roupa e outros centros de venda têm prazo de três anos para fazer a modificação.
"Três anos é muito tempo, é falta de vontade política."


Você pode contribuir também! Vamos mudar disto...

Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flávia Mourão, a nova legislação deve contribuir para a conscientização da população e a mudança de comportamento em favor da causa verde. “Uma simples sacola de supermercado pode demorar até 400 anos para se decompor e em toda compra se leva pelo menos uma. É preciso criatividade e participação da população para serem criados novos costumes, inclusive com relação à produção de lixo”, afirma. Diariamente, equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolhem cerca de 4 mil toneladas de lixo, entre domicílios e comércio.

Uma familia de 4 pessoas de classe média usa 1.000 sacolas por ano - no supermercado, padaria, açougue, feira, videolocadora, farmácia ..

Essas sacolas convencionais podem demorar até 500 anos para sumirem na natureza, contaminando rios e oceanos, matando animais quando da sua ingestão, por confundirem a sacola com alimento.

... para isto!

Beijos ;*



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

~ Colagem no quarto!


Pode ser que isso não tenha 'nada' a ver com Arquitetura para uns, já para outros, está super ligado à decoração..
enfim, vai do ponto de vista de cada um.


Imagens da colagem com folhas de revista que fiz em meu quarto.
Antes havia uma parede amarela e a outra era rosa na qual encontra-se em colagens agora.


Fiz essa 'mudança' nessas férias e agora pretendo dar um 'up' na porta!
devo pintar as esquadrias de branco e fazer uma nova colagem sobre a porta talvez apenas em P&B para destacar, sei lá.. como não vou poder mexer com isso agora por causa da Faculdade tem muito tempo pra pensar ainda..


aceito sugestões..

espero que tenham gostado! ; )

Agora uma fotinha minha avacalhadinha ; )

Beijos! ;*

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lilypad

Projeto inspirado no desenho de uma Viória Régia.

Se as previsões mais catastróficas dos cientistas que pesquisam o aquecimento global se confirmarem, a humanidade terá de entrentar a elevação do nível do mar e a conseqüente inundação de diversas cidades costeiras. O arquiteto belga Vincent Callebaut já tem a solução: ele propõe a construção de vilas flutuantes, com sistemas computadorizados capazes de controlar da produção de energia à desalinização da água. As cidades artificiais propostas por Callebaut, batizadas de 'Lilypad', poderiam ser instaladas em qualquer lugar do oceano. Autosustentáveis, cada vila tem capacidade para receber 50 mil moradores.



A cidade artificial terá capacidade para abrigar 50 mil pessoas.
Utilizando apenas tecnologias já disponíveis hoje em dia, afirma o arquiteto, as vilas flutuantes seriam ecologicamente adequadas.


A energia seria fornecida por placas de captação de raios solares, turbinas eólicas e usinas movidas pelo movimento das ondas do mar. Um lago construído no centro da ilha serviria para capturar, armazenar e purificar a água da chuva. A cidade proposta também tem três marinas - já que os barcos seriam a principal forma de ligação entre as vilas e com o continente - e montanhas.



Que mega projeto! Fascinante! =)

Lixão do Pacífico

A pedidos.. atualizando (:



Reportagem do fantástico no último domingo chama a atenção para a região entre o litoral da Califórnia e o Havaí, ‘o Lixão do Pacífico’. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.



Um oceano de plástico, uma ‘sopa’, de tamanho aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás nos assusta.

A grande expansão dos pedaços de plástico - de fato a maior quantidade de lixo no mundo jogada fora - está sendo concentrada em uma determinada área pelo movimento circular das correntes marítimas. Esta sopa em movimento expande-se por cerca de 500 milhas náuticas a partir da costa da Califórnia, cruza o norte do Pacífico, passa o Havaí e chega quase ao Japão.


Curtis Ebbesmeyer, um oceanógrafo e um técnico que controla os dejetos de plástico em praias, vem acompanhando o aumento do lixo de plástico nos oceanos nos últimos 15 anos e compara o vórtice de lixo a uma entidade viva: “Ele se move em círculos como um grande animal sem controle” Quando esse animal se aproxima da terra, e isso acontece no arquipélago havaiano, o resultado é dramático. “A área de lixo se derrama sobre a praia, e você tem uma praia coberta com esse confete de plástico.”


Historicamente o lixo que chegava aos oceanos era biodegradável. Mas os plásticos modernos são tão duráveis que objetos com mais de 50 anos podem ser encontrados na área do norte do Pacífico; principalmente sacolas plásticas de supermercados. Segundo oceanógrafos, pelo fato de o mar de lixo ser translúcido e estar numa superfície de água, ele não pode ser detectado em fotografias de satélite. “Você só o vê da proa dos navios”.


De acordo com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, os refugos de plástico causam a morte de mais de um milhão de pássaros marinhos todos os dias, e também de mais de 100 mil mamíferos marinhos. Seringas, filtros de cigarro e escovas de dente tem sido encontradas no estômago de aves mortas, que as confundem com comida.



Vamos mudar em quanto ainda há tempo; cada um faz a sua parte e o planeta agradece ! ;)

"Você deve ser a mudança que gostaria de ver no mundo" Gandhi

Há portanto um grande caminho a percorrer! ^^