terça-feira, 3 de maio de 2011

Semana da Arquitetura - Klaus Chaves, Ernani Machado e Bruno Sarmento | 2º dia

Boa noite galera, hoje é o segundo dia da nossa semana aqui no CES.


A palestra de Terça-feira foi aberta com "o prazer incomensurável" do nosso queridíssimo e adorável ex professor Klaus Chaves. Infelizmente ele não trabalha mais no CES mas sempre que pode vai lá nos visitar para matarmos a saudade... Olha não sei não mas acho que ele não vive sem a gente mesmo e sempre dá um jeitinho de estar por lá para nossa alegria! (:

Bem, o tema abordado por ele foi sobre Planejamento e Implantação de Campi Universitários na década de 30 e 60.

Mostrou como houve um descaso pelas universidades no Brasil por muito tempo.. A primeira cidade universitária a ser criada foi a do Fundão. Para ela sair do papel foi preciso aterrar várias ilhas no RJ pois não havia terreno disponível para a sua construção. Antes disso ser feito, tiveram 3 projetos; como do italiano fascista (que agora não me recordo o nome), Lúcio Costa e Le Corbusier.

As ideias do italiano foram mais tradicionais, já as de Lúcio Costa e Corbusier mais modernistas.

Lúcio Costa criou um eixo em seu projeto que lembrava bastante Brasília.
Corbusier optou pela criação de viadutos gigantes ressaltando a ideia dele dos veículos..


Gostei muito da palestra mas confesso que achei o tema um pouco demais para nós, acadêmicos. Meio "fora".. digamos assim e infelizmente devido a isso não tenho muito a falar sobre esse tema a vocês.

_________________________

Ainda pela manhã, contamos com a palestra sobre A Importância dos ambientes externos na arquitetura hospitalar com o professor Ernani Machado.

Bom, o tema é de um estudo para um trabalho do mesmo contendo vários dados de pesquisas com entrevistas de pacientes, acompanhantes e pessoas que trabalham nas clínicas opinando sobre o que tem de bom naquele determinado ambiente e o que está em falta.
Mostrou como devem ser os espaços internos bem amplos, arejados, com várias 'sacadas' de projetos por arquitetos como o Lelé (Rede Sarah) e sempre relacionando interior&exterior.
É preciso entender as necessidades daquelas pessoas que habitam determinado espaço para que possamos fazer algo o melhor possível com dignidade, conforto e que não seja preciso ter aquela cara de "ambiente hospitalar".

_________________________

E para fechar com chave de ouro, nosso saudoso professor Bruno Sarmento dando uma palestra sobre o SANAA - Pritzker 2010


Bruno Sarmento



Como ele disse, no início ele não se interessava muito pela arquitetura de Kazuyo Sejima e Ruye Nishizaw, mas depois que ele pesquisou a fundo, estudou a arquitetura simples proposta por ambos, começou a gostar, a tratá-la e vê-la de forma diferente.

Nos deu um conselho de que a arquitetura deve ser entendida, pesquisada, estudada. Ela é um desafio que temos que investigar, você concordando ou não com ela é o que deve ser feito.

Confesso que ao ver os projetos assim de início também não entendi muito bem a intenção projetual dos autores, até que nosso saudoso professor Bruno começou a explicar cada detalhe, como tudo foi pensado cuidadosamente e aí sim admito que comecei a admirar esses arquitetos que de forma bem "simples" conseguem resolver tudo e deixar a arquitetura fascinante aos nossos olhos.


Aqui, um post breve de uma lasquinha que foram as palestras de hoje. Só quem foi mesmo pra saber como foi bom e "sugar" o máximo de conhecimento que esses nossos mestres nos passam.
Espero que quem foi tenha gostado e quem perdeu, fique com água na boca porque tá perdendo! ahahaha

Boa noite a todos!

E.. até amanhã \o

Beijos ;**

Nenhum comentário: