terça-feira, 18 de março de 2008

Church of the Light - Tadao Ando

Tadao Ando

Church of the Light - Vista Externa
Church of the Light - Vista Interna



Tadao Ando, (Osaca, 13 de Setembro de 1941) é um famoso arquiteto japonês e professor emérito da Universidade de Tóquio. Ando foi premiado em 1995 com o Prêmio Pritzker (a maior distinção formal para um arquiteto), doando os cem mil dólares do prêmio para os órfãos do Terremoto de Kobe. Uma das especificidades de Tadao Ando é que ele não recebeu nenhuma qualificação formal (estudos universitários) para exercer arquitetura. Tendo trabalhado como caminhoneiro e lutador de boxe, autodidata, passou a estudar por sua conta arquitetura, tendo viajado pela Europa e pela América do Norte para aprofundar os seus conhecimentos na área. Finalmente em 1969, Ando funda a firma Tadao Ando Architects & Associates. Trabalhando na sua cidade natal de Osaka , o trabalho do autodidata chama, então, a atenção da crítica, dando um empurrão para uma carreira que viria a ser premiada em 1995 com o Prêmio Pritzker.

Uma de suas obras: Church of the Light (Igreja da Luz)

"A Igreja da Luz situa-se em Ibaraki, um bairro residencial 25 km norte-nordeste de Osaka. O edifício pode ser descrito apenas como uma simples caixa com um muro concreto corte através dele em um ângulo de 15 graus. As experiências religiosas dentro da pequena capela de 113 metros quadrados são separadas. A delimitação entre sagrado e profano é importante, o que não permite muita distância entre duas ruas e a própria igreja.
A interseção de paredes criam uma entrada pátio, forçando o visitante a dar uma volta e entrar na capela. Dentro, o espaço é dominado por uma brilhante cruz ao final da capela. As paredes não têm decorações que iriam atenuar a experiência. O starkness cria um isolado, ascéticas sentimento dentro da igreja. O interior é talvez claustofóbico, com vistas para o exterior; só disponíveis através dos 20 centímetros lacuna no concreto muro que está a atravessar. A posição dominante da cruz é de importância primordial para a Igreja, que exige que o pastor a pregar de um lado".

* Visite o site oficial de Tadao Ando aqui

Um comentário:

jef disse...

Oi honey!!

Adoro janelas grandes que vêm desde baixo e chegam quase ao teto, acho que valorizam mais o ambiente no sentido de torná-lo mais amplo do que ele é realmente e também de integrá-lo mais com o exterior. AS formas diferenciadas para a passagem da luz também são muito interessantes!

beijo!!