quinta-feira, 20 de março de 2008

Taipei 101

Taipei 101

Taipei 101 a noite.
Taipei 101 na comemoração do Ano Novo.
Escala dos edifícios mais altos.

O Taipei 101, é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Taiwan . O edifício, projetador por C. Y. Lee e construído por KTRT Joint Venture é uma das estruturas mais altas já construídas no mundo. Ele recebeu o prêmio Emporis Skyscraper em 2004 e foi considerado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno (revista Newsweek, 2006) e uma das Sete Maravilhas de Engenharia (Discovery Channel, 2005).

O edifício fica como um ícone de Taipei, e de Taiwan como um todo. Seu pós-estilo combina a tradição e modernidade da cultura Asiática e internacional em um único projeto. Suas características de segurança permitem-lhe suportar furacões e terremotos. Um shopping multi-nível adjacente ao edifício tem centenas de lojas de moda, restaurantes e clubes. Fogos lançados a partir do Taipei 101 são uma característica proeminente das transmissões internacionais de Réveillon, é um marco e aparece com freqüência em filmes, shows de televisão, publicações impressas, anime mídia, jogos e outros elementos da cultura popular.O nome da torre reflete a sua localização no distrito comercial de Taipei. O número é pronunciado em Inglês simplesmente como One Oh One e em mandarim pelo seu equivalente.

O Taipei 101 foi ultrapassado em altura no dia 21 de Julho de 2007 pelo Burj Dubai, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, após o término da construção dos 141 andares até aquele momento. O título de "edifício mais alto do mundo" ainda pertence ao Taipei 101, embora, as Normas Arquitetônicas Internacionais definem um "edifício", como uma estrutura totalmente ocupada. O Burj Dubai estará buscando o título quando sua construção estiver terminada.



~ Construção:



O Taipei 101 pode suportar terremotos de 7 graus na escala Richter e ventos de mais de 450km/h. A importante capacidade de absorção desta estrutura consiste em um amortecedor eólico com placas metálicas de 660 toneladas que está instalado no andar 89, este é o maior e mais pesado mundialmente. Está dividido em 8 segmentos de 8 pisos, e é o único amortecedor visível ao público em geral.Uma gigantesca bola de ferro, de 680 toneladas, colocada no andar 92, serve de contrapeso mecânico contra as vibrações, absorvendo a energia e minimizando as oscilações.

O elevador tem o título de maior velocidade: em apenas 37 segundos, ele leva 30 pessoas do 5º andar até o 89º (octagésimo nono), e isso não é tudo, este elevador também possui um sistema de selamento hermético similar ao de um avião, que protege os ouvidos das pessoas que viajam nele.

2 comentários:

jef disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jef disse...

Caraca, fiquei mó curioso pra ver os andares 89 e 92! hehehe
Edifícios assim me assustam... imagina quantas pessoas não passam por ali... várias pessoas reunidas e no entanto vc não sabe nem 5% do que acontece ali!sinistro!
Agora observando externamente, elé é muito interessante e notável ( pequeno ele né, rs)

bjao!