quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é basicamente Arquitetura e Urbanismo?


Bem, como várias pessoas têm me procurado a respeito do assunto, buscando informações de como é o curso, mercado de trabalho, matérias estudadas e cia.. resolvi publicar uma matéria que está no Guia do Estudante.

Então para saber um pouco mais sobre o que é Arquitetura e Urbanismo clique aqui!
~


Abrindo um parênteses aqui agora e dando minha humilde opinião de acadêmica no 7º período..

Acho que as pessoas que têm interesse em cursar essa área deveriam se informar melhor sobre o assunto, quando elas chegam a faculdade entram lá com uma mentalidade muito pequena e pouquíssima informação sobre tal assunto. Fico abismada com o que já ouvi de calouros, têm uma visão totalmente distorcida do que é o curso em si e pensam que vão lá pra decorar e fazer deseinhos.

Minha gente, vamos abrir os olhos, pesquisar mais sobre o tema e ter consciência do curso que você está escolhendo, pois ele será o seu futuro.

O curso em si é bem 'simples', matérias teóricas (principalmente História. Aliás, MUITA História), práticas (Maquete, Estudo da Forma, Desenho de Observação, Desenho Técnico..) e exatas (cálculo é claro).
Bem, dito isso percebemos que não é nada de outro mundo, eu mesma comecei a fazer Arquitetura ODIANDO cálculo (odeio ainda!) e tendo muita dificuldade. Como perceberam, permaneci até hoje.
A questão é que você precisa gostar do curso senão nem adianta. Tem que ralar sim, estudar mesmo, dedicar, abrir mão de muitas coisas as vezes e é claro, como todo fim de período.. perder umas noites de sono que já é de lei.

Como eu já disse.. se você não tiver amor ao curso, nem tente porque não vai rolar.. fazer arquitetura não é brincar de montar e decorar casinha. É preciso ter muita criatividade, inovar, conhecer e usar o código de obras, saber desenho técnico e acima de tudo GOSTAR do que faz.

Basicamente você começa o curso com mais matérias práticas e no decorrer dos períodos vai aumentando a carga das teóricas e exatas.

É claro, que quando chega naquelas épocas de fim de peíodo desesperadoras o pessoal surta mesmo e até eu já pensei em desistir, mas vi que não seria por 'dificuldade' que eu deixaria o curso da minha vida!

O mercado de trabalho tem crescido bastante então não precisam se preocupar.
Sem contar as áreas de atuação que são inúmeras (projetista, trabalhar na área de paisagismo e urbanismo, fazer o plano diretor da cidade, projeto de interiores, restauro, luminotécnica, entre outros..)

Enfim, isso é um pouco que lembrei por agora para contar a vocês.. espero que gostem e agora fique mais fácil ter uma noção mais ampla de como é realmente o curso de A&U.
Boa sorte!

Qualquer dúvida só perguntar! (:



Beijos ;**


Um comentário:

Karolline Oliveira Nunes disse...

Oi Ana,estou com muito medo de não conseguir concluir o curso,gosto de matemática mais não sou boa tenho dificuldades com cálculos e física principalmente,terei que trabalhar tbm será que vou conseguir tempo pra fazer os trabalhos e trabalhar?!Me ajude,desde já agradeço.