quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Frank Lloyd Wright


Por volta de 1900 no período de 1895 a 1905, a arquitetura dos Estados Unidos era uma junção de estilos ecléticos, não tendo relação de forma alguma com as idéias e ideais da nação.

Na mesma época, era considerado arquitetura o levar à prática modas e estilos sem que tivessem relações com as técnicas de construção, fenômeno que foi denominado eclectismo. Por outro lado, era também uma época em que toda a indústria da construção estava experimentando transformações revolucionárias.
Apareciam novos materiais de construção, ao mesmo tempo que se desenrolavam novos métodos de transformação para os materiais antigos. Mesmo assim, a arquitetura que realmente se levava à prática naquele tempo, pouco ou nada refletia estes novos métodos e materiais.

Filho de uma professora e de um pai músico e pastor, começou a trabalhar para o reitor do departamento de engenharia da universidade de Winsconsin, onde cursou dois sementres de engenharia civil. Foi assistente de projetos do arquiteto Joseph Lyman Silsbee e supervisionou a construção de uma capela. Viveu em Madson dos 11 aos 20 anos, quando foi para Chicago (faltando duas semanas para sua graduação) como desenhista no escritório de Silsbee, um arquiteto de renome..


Guggenheim

Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitetura orgânica. Wright acreditava que a arquitetura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.


Wright defendia que o projeto deve ser individual, de acordo com a localização e finalidade. Dizia que "a forma e a função são uma só".

Seus principais trabalhos foram a Casa da Cascata (Casa Kaufmann, considerada a residência moderna mais famosa do mundo) e a sede do Museu Solomon R. Guggenheim em NY.


Casa da Cascata

2 comentários:

luciano l. basso disse...

show o blog, adorei!!!

o FLW é realmente um dos personagens mais sensacionais da história da arquitetura moderna... embora todos eles tenham boas histórias, te recomendo a biografia do Mies, por exemplo...

ainda sobre o FLW, tu sabes que ele escreveu duas biografias e elas não são iguais entre si e nenhuma corresponde a sua vida real? hehehehe.... e por curiosidade, qual a fonte que tu tiraste os dados dele?

abraço e parabéns pelo blog!!

jef disse...

A casa da Cascata realmente é demais.. imagina ficar ali pela sacada observando a paisagem e ouvindo o barulho da água! deve ser demais!

bjao ;)

s2